casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hemorragia

O que é hemocromatose?

A hemocromatose ou sobrecarga de ferro é uma doença hereditária na qual o corpo absorve e armazena muito ferro. A maior parte do excesso de ferro é armazenada no fígado, cérebro, coração e pâncreas. A condição pode causar doença hepática, insuficiência cardíaca, diabetes e outras complicações.

A hemocromatose é causada por uma mutação no gene HFE, que está envolvido na regulação da absorção e armazenamento de ferro no organismo. Pessoas que herdam duas cópias do gene mutado (uma de cada pai) desenvolvem o distúrbio. No entanto, algumas pessoas que herdam apenas uma cópia do gene mutado também podem desenvolver hemocromatose se tiverem outros factores que contribuam para a sobrecarga de ferro, tais como:

- Alcoolismo
- Certas condições médicas, como diabetes, hipotireoidismo e doença renal crônica
- Certos medicamentos, como contraceptivos orais e suplementos de vitamina C

A hemocromatose pode ser diagnosticada com exames de sangue que medem os níveis de ferro e biópsias do fígado e de outros órgãos afetados. O tratamento da hemocromatose envolve a remoção do excesso de ferro do corpo por meio de flebotomia (circulação de sangue) e, às vezes, de medicamentos.