casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hemorragia

Coagulação O que são

Coagulação também conhecido como coagulação sanguínea ou hemostasia, é um processo biológico que interrompe o sangramento formando um coágulo sanguíneo. É o processo pelo qual o sangue passa de líquido a gel, formando um coágulo sanguíneo. Este processo ajuda a prevenir sangramento excessivo quando um vaso sanguíneo é lesionado.

O processo de coagulação envolve uma série de reações bioquímicas sequenciais que levam à formação de fibrina, que é uma proteína insolúvel que forma a rede de um coágulo sanguíneo. O processo é desencadeado pelo dano à parede dos vasos sanguíneos, o que leva à ativação das plaquetas e à liberação de fatores de coagulação.

A via de coagulação pode ser dividida em três etapas distintas:

1. Iniciação :Este estágio é desencadeado pelo dano à parede dos vasos sanguíneos, que expõe os tecidos subjacentes e o sangue ao ambiente externo. Isso leva à ativação das plaquetas e à liberação de fatores de coagulação, incluindo fator tecidual e cálcio.

2. Propagação :Nesta fase, os fatores de coagulação ativados interagem entre si em uma cascata de reações, levando à formação de trombina. A trombina é uma enzima que converte o fibrinogênio, uma proteína solúvel, em fibrina, uma proteína insolúvel.

3. Estabilização :Nesta fase final, a rede de fibrina é estabilizada pela ação do fator XIII, que é outro fator de coagulação. Os filamentos de fibrina são reticulados para formar um coágulo forte e estável.

O processo de coagulação é essencial para manter a hemostasia e prevenir sangramento excessivo. No entanto, a coagulação anormal pode levar a distúrbios hemorrágicos, como hemofilia, ou à formação de coágulos sanguíneos indesejados, como trombose venosa profunda (TVP) ou embolia pulmonar (EP).