Acordo com a Clínica Mayo , o procedimento de Whipple envolve a remoção da cabeça do pâncreas , uma seção do ducto biliar , uma parte do intestino delgado e, ocasionalmente, uma seção do estômago. Os cirurgiões então reconstruir o aparelho digestivo com a mão. De acordo com a Clínica Mayo, os cirurgiões realizam mais de 100 procedimentos de Whipple a cada ano.
Sangramento pós- cirúrgico
Estima- se que mais de 25 por cento do pacientes que se submetem ao procedimento Whipple terá algum tipo de sangramento e ou sepse pós-operatória. O procedimento cria uma situação em que há a oportunidade de hemorragia maciça e erosão arterial. Complicações do procedimento Whipple são o fator mais comum para a mortalidade.
Precoce Bleeding
Se o paciente experimenta sangramento dentro de 24 horas após a cirurgia, é provavelmente encontrados na intersecção de dois órgãos , tais como o pâncreas e do intestino ou do estômago . Isso geralmente é tomado cuidado de cirurgicamente por re -costura das áreas afetadas e drenar o sangue.
Mais tarde sangramento
Quando o sangramento vem após as primeiras 24 horas, o chances de aumento de morte, porque o paciente já está em um estado enfraquecido . O sangramento pode vir de uma úlcera associada a uma infecção ou abscesso causado por vazamento do ponto de conexão dos órgãos. Se o sangramento é proveniente da própria incisão cirúrgica , que pode ser facilmente manuseado sem cirurgia e antibióticos , se há uma infecção .
Tratamento
O primeiro tratamento é substituir qualquer sangue que foi perdido e para drenagem do sangue a partir de dentro do abdómen . A embolização dos vasos sanguíneos para parar o sangramento é eficaz em cerca de 80 por cento dos pacientes , mas o acompanhamento cirurgia para cuidar de todas as infecções internas podem ser necessários. Apesar dessas complicações , o procedimento de Whipple ainda é o método preferido de tratamento de câncer de cabeça de pâncreas.