casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | insolação
O calor ou o frio são melhores para danos nos nervos?
Depende do tipo de dano nervoso.
Para algumas lesões agudas de tecidos moles, como distensão muscular, a terapia pelo frio funciona melhor porque ajuda a conter a inflamação e a dor entorpecida. Após 48 a 72 horas (uma vez que a inflamação e o inchaço significativos estejam sob controle), a terapia de calor geralmente funciona melhor porque aumenta a circulação e ajuda a relaxar os músculos.
Para distúrbios de dor crônica, como ciática, a terapia de calor também costuma ser útil porque pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir os espasmos musculares.
Alguns tipos de danos nos nervos podem ser causados por compressão constritiva crônica, como a síndrome do túnel do carpo. Para este tipo de lesão nervosa, a terapia fria é mais apropriada porque o calor pode aumentar o inchaço ao redor dos nervos comprimidos, resultando no agravamento dos sintomas.
Existem alguns casos em que a terapia com calor e frio pode ser útil, por exemplo, quando há características inflamatórias (agudas) e não inflamatórias (crônicas) no dano nervoso. Nesses casos, pode ser melhor fazer terapia fria para a fase aguda ou inflamatória da lesão, seguida de terapia térmica quando a inflamação e o inchaço estiverem sob controle.
O calor nunca deve ser aplicado a uma ferida aberta de neuropatia, pois pode ser prejudicial aos tecidos em cicatrização.