casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | insolação

Quente é bom para você?

A resposta é:depende

Alimentos picantes contêm uma substância química chamada capsaicina, que é o que lhes dá calor. A capsaicina se liga a receptores na boca e na garganta, enviando um sinal ao cérebro de que o corpo está com dor. É por isso que comer alimentos picantes pode causar sensação de queimação.

No entanto, há algumas evidências de que comida picante também pode ser boa para você. Foi demonstrado que a capsaicina tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias e também pode ajudar a aumentar o metabolismo e reduzir a dor.

Além disso, a capsaicina pode ajudar a proteger contra certos tipos de câncer. Estudos demonstraram que pessoas que comem alimentos picantes regularmente têm menor risco de desenvolver câncer de pulmão, estômago e cólon.

Um benefício potencial de comer alimentos picantes é que pode ajudar a proteger contra o desenvolvimento de úlceras. Alimentos picantes provocam um aumento na produção de prostaglandinas, o que pode ajudar a prevenir úlceras estomacais. Alimentos picantes também podem aumentar a produção de muco, o que pode ajudar a proteger o revestimento do estômago.

Alguns alimentos picantes também contêm prebióticos, que alimentam bactérias benéficas no intestino. Esses prebióticos podem ajudar a promover um microbioma intestinal equilibrado, o que é importante para a saúde geral.

Finalmente, os alimentos picantes também podem ser uma boa fonte de vitaminas e minerais. Por exemplo, a pimenta malagueta é uma boa fonte de vitaminas A e C, potássio e ferro.

É claro que a comida picante não é para todos. Se você tem estômago sensível, ou está grávida ou amamentando, evite comer alimentos picantes. Alimentos picantes também podem interagir com certos medicamentos, portanto, converse com seu médico antes de consumir alimentos picantes se estiver tomando algum medicamento.