casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Azia DRGE

Por que o coração do feto fica lento?

A frequência cardíaca de um feto normalmente começa em torno de 100 batimentos por minuto (bpm) e aumenta gradualmente durante a gravidez. No final do primeiro trimestre, a frequência cardíaca fetal fica em média entre 120 e 160 bpm.

Existem alguns motivos pelos quais a frequência cardíaca do feto pode estar lenta:
- Prematuridade :Bebês prematuros nascem com corações imaturos e frequência cardíaca mais baixa. Isso ocorre porque a frequência cardíaca é regulada pelo sistema nervoso, que ainda está em desenvolvimento.
- Defeitos congênitos :Alguns defeitos congênitos, como defeitos cardíacos congênitos, podem causar frequência cardíaca fetal lenta. Esses defeitos podem obstruir o fluxo de sangue do coração para o resto do corpo, levando a uma frequência cardíaca mais lenta.
- Fatores maternos :Certos fatores maternos, como pressão arterial baixa ou pré-eclâmpsia, também podem causar diminuição da frequência cardíaca fetal. Essas condições podem reduzir o fluxo sanguíneo para a placenta, o que, por sua vez, pode levar a uma frequência cardíaca mais lenta no feto.
- Medicamentos :Alguns medicamentos que a mãe toma durante a gravidez podem causar diminuição da frequência cardíaca fetal. Estes incluem betabloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio e digoxina.

Se for detectada uma frequência cardíaca fetal lenta, o médico normalmente solicitará mais exames para determinar a causa. Isso pode incluir um ultrassom, um teste Doppler ou um ecocardiograma. O tratamento para uma frequência cardíaca fetal lenta dependerá da causa subjacente.