casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Azia DRGE

Qual é o impacto do peso na azia/DRGE?

A obesidade e o excesso de peso podem aumentar o risco de desenvolver doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e podem piorar os sintomas da DRGE existente. Existem vários motivos pelos quais o peso pode afetar a azia e a DRGE:

1. Aumento da pressão abdominal :O excesso de peso pode aumentar a pressão no abdômen, o que pode empurrar o conteúdo do estômago de volta para o esôfago, causando azia e refluxo ácido.

2. Relaxamento do esfíncter esofágico inferior (EEI) :A obesidade pode enfraquecer o LES, que é um músculo que atua como uma válvula entre o esôfago e o estômago. Quando o LES está fraco, permite que o conteúdo estomacal e os ácidos fluam de volta para o esôfago.

3. Aumento da produção de ácido estomacal :A obesidade tem sido associada ao aumento dos níveis de ácido estomacal, o que pode contribuir para o desenvolvimento de DRGE e azia.

4. Esvaziamento gástrico retardado :A obesidade pode retardar o processo de esvaziamento gástrico (o esvaziamento dos alimentos do estômago), o que pode aumentar a pressão no estômago e contribuir para azia e refluxo.

5. Hérnia de hiato :A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de hérnia de hiato, uma condição na qual a parte superior do estômago se projeta através de uma abertura no diafragma. As hérnias de hiato podem piorar os sintomas da DRGE.

A perda de peso muitas vezes pode ajudar a melhorar os sintomas da DRGE e da azia, especialmente em combinação com outras mudanças no estilo de vida, como evitar alimentos desencadeantes, elevar a cabeceira da cama e tomar medicamentos vendidos sem receita ou prescritos. Consultar um profissional de saúde pode ajudar a determinar a melhor abordagem para controlar a DRGE se você estiver obeso ou com sobrepeso.