casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doença cardíaca
Como o sangue se move de uma parte do coração para a próxima?
O coração é um órgão de quatro câmaras que bombeia o sangue por todo o corpo. As quatro câmaras são:
- O átrio direito (câmara superior direita)
- O ventrículo direito (câmara inferior direita)
- O átrio esquerdo (câmara superior esquerda)
- O ventrículo esquerdo (câmara inferior esquerda)
O sangue flui para o coração através da veia cava superior (da parte superior do corpo) e da veia cava inferior (da parte inferior do corpo) e entra no átrio direito. Do átrio direito, o sangue flui para o ventrículo direito. O ventrículo direito bombeia então o sangue para os pulmões através da artéria pulmonar. Nos pulmões, o dióxido de carbono é removido do sangue e o oxigênio é adicionado. O sangue oxigenado retorna ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Do átrio esquerdo, o sangue flui para o ventrículo esquerdo. O ventrículo esquerdo bombeia então o sangue para o corpo através da aorta.
O movimento do sangue através do coração é controlado por uma série de válvulas. Essas válvulas impedem que o sangue flua para trás. As válvulas incluem:
- A válvula tricúspide (entre o átrio direito e o ventrículo direito)
- A válvula pulmonar (entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar)
- A válvula mitral (entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo)
- A válvula aórtica (entre o ventrículo esquerdo e a aorta)
A frequência cardíaca é controlada por um grupo de células no átrio direito chamado nó sinoatrial (nó SA). O nó SA envia impulsos elétricos que fazem com que o coração se contraia. Os impulsos elétricos então viajam através do nó atrioventricular (nó AV), que está localizado entre os átrios e os ventrículos. O nó AV atrasa ligeiramente os impulsos elétricos, o que permite que os ventrículos se encham de sangue antes de se contraírem. Os impulsos elétricos então viajam pelo feixe de His e pelas fibras de Purkinje, o que faz com que os ventrículos se contraiam.
A frequência cardíaca pode ser aumentada ou diminuída pelo sistema nervoso. Quando o corpo está em repouso, a frequência cardíaca é lenta. Quando o corpo está se exercitando, a frequência cardíaca aumenta para bombear mais sangue para os músculos.