casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doença cardíaca

Qual é a aparência do EKG na estenose aórtica?

Achados do eletrocardiograma (ECG) na estenose aórtica

* Aumento da hipertrofia ventricular esquerda (HVE), que pode ser concêntrica ou assimétrica
* Depressão do segmento ST nas derivações precordiais esquerdas (V1-V6)
* Prolongamento do QRS
* Bloqueio de ramo esquerdo (BRE)
* Fibrilação atrial

LVH é o achado eletrocardiográfico mais comum na estenose aórtica. Ocorre como resultado do aumento da carga de trabalho que o ventrículo esquerdo tem que realizar para bombear o sangue através da válvula aórtica estenótica. A HVE pode ser concêntrica, em que a espessura da parede ventricular esquerda aumenta uniformemente, ou assimétrica, em que o septo está desproporcionalmente espessado.

Depressão do segmento ST nas derivações precordiais esquerdas (V1-V6) é outro achado comum de ECG na estenose aórtica. É causada pela isquemia do ventrículo esquerdo, que ocorre como resultado da redução do fluxo sanguíneo que consegue passar pela válvula aórtica estenótica.

Prolongamento do QRS é um alargamento do complexo QRS no ECG. É causada pelo atraso na condução do impulso elétrico pelo ventrículo esquerdo, resultado da HVE.

LBBB é um distúrbio de condução que ocorre quando o impulso elétrico é bloqueado no ramo esquerdo, que é um dos três principais ramos do sistema de condução elétrica no coração. O BRE pode causar complexo QRS amplo e depressão do segmento ST nas derivações precordiais esquerdas.

Fibrilação atrial é um tipo de ritmo cardíaco irregular comum em pacientes com estenose aórtica. Ocorre como resultado do aumento do átrio esquerdo, frequentemente associado à estenose aórtica.

Outros achados de ECG que podem ser observados na estenose aórtica incluem:

* Aumento da amplitude da onda P , que é causado pelo aumento do átrio esquerdo
* Intervalo PR reduzido , que é causada pela condução acelerada do impulso elétrico através do nó atrioventricular
* Bloco de ramificação do pacote , que é um distúrbio de condução que ocorre quando o impulso elétrico é bloqueado em um dos três ramos principais do sistema de condução elétrica no coração