casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doença cardíaca
Quais são os cuidados da fisioterapia para cardiomiopatia?
A cardiomiopatia é uma doença que afeta o músculo cardíaco. Pode fazer com que o músculo cardíaco fique aumentado, espesso ou rígido. Isso pode dificultar o bombeamento eficaz do sangue pelo coração, o que pode causar vários sintomas, incluindo falta de ar, fadiga e inchaço nas pernas.
A fisioterapia pode ser útil no controle dos sintomas da cardiomiopatia e na melhoria da função geral. No entanto, existem certos cuidados que devem ser tomados durante a fisioterapia para evitar o agravamento do quadro.
Essas precauções incluem:
*
Evitar atividades que aumentem muito a frequência cardíaca. Isso pode sobrecarregar o coração e dificultar o bombeamento eficaz do sangue.
*
Não levantar pesos muito pesados. Isso também pode sobrecarregar o coração e dificultar o bombeamento eficaz do sangue.
*
Interrompa a atividade se sentir dor no peito, falta de ar ou tontura. Todos esses são sinais de que seu coração está trabalhando demais e você precisa parar o que está fazendo.
É importante conversar com seu médico e fisioterapeuta antes de iniciar qualquer programa de fisioterapia para ter certeza de que é seguro para você. Eles poderão recomendar os melhores exercícios e atividades para você com base em sua condição individual.
Aqui estão algumas dicas adicionais para exercícios com cardiomiopatia:
*
Comece devagar e aumente gradualmente a intensidade e a duração dos seus treinos ao longo do tempo. *
Escolha atividades que você goste e que tenham baixo impacto. *
Faça exercícios em um ambiente fresco e seco. *
Mantenha-se hidratado bebendo bastante água antes, durante e depois dos treinos. *
Aqueça antes dos treinos e relaxe depois. *
Ouça o seu corpo e pare se sentir alguma dor ou desconforto. Seguindo essas precauções, você pode praticar exercícios com segurança com cardiomiopatia e melhorar sua saúde e bem-estar geral.