casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doença cardíaca

Qual é a finalidade dos testes de marcadores cardíacos?

Os testes de marcadores cardíacos medem os níveis de proteínas ou enzimas específicas que são liberadas na corrente sanguínea quando o músculo cardíaco é danificado. Esses testes são usados ​​para ajudar a diagnosticar e monitorar doenças cardíacas, como ataque cardíaco, angina instável e insuficiência cardíaca.

Os marcadores cardíacos também podem ser usados ​​para avaliar a gravidade de uma doença cardíaca e monitorar sua progressão ao longo do tempo. Em alguns casos, testes de marcadores cardíacos também podem ser usados ​​para prever o risco de desenvolver uma doença cardíaca.

Os marcadores cardíacos mais comuns são:

* Troponina: A troponina é uma proteína encontrada no músculo cardíaco. Quando o músculo cardíaco é danificado, a troponina vaza para a corrente sanguínea. Os níveis de troponina normalmente começam a aumentar algumas horas após um ataque cardíaco e podem permanecer elevados por vários dias.
* Creatina quinase (CK): A CK é uma enzima encontrada no músculo cardíaco e em outros tecidos, como o cérebro e os músculos esqueléticos. Quando o músculo cardíaco é danificado, a CK vaza para a corrente sanguínea. Os níveis de CK normalmente começam a aumentar algumas horas após um ataque cardíaco e podem permanecer elevados por vários dias.
* Mioglobina: A mioglobina é uma proteína encontrada no músculo cardíaco. Quando o músculo cardíaco é danificado, a mioglobina vaza para a corrente sanguínea. Os níveis de mioglobina normalmente começam a aumentar algumas horas após um ataque cardíaco e podem voltar ao normal dentro de 24 horas.

Os testes de marcadores cardíacos são normalmente realizados em uma amostra de sangue coletada de uma veia do braço. Os resultados dos testes de marcadores cardíacos geralmente ficam disponíveis dentro de algumas horas.