casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doença cardíaca

Como os tecidos funcionam juntos no coração?

O coração é um órgão muscular que bombeia sangue rico em oxigênio por todo o corpo. Consiste em três camadas de tecido:o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio. Estas três camadas trabalham juntas para contrair e relaxar o coração, permitindo-lhe bombear o sangue.

O epicárdio é a camada mais externa do coração. É uma membrana fina que cobre o coração e o protege de infecções. Ele também contém as artérias coronárias, que fornecem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco.

O miocárdio é a camada intermediária do coração, também conhecida como músculo cardíaco. É uma espessa camada de tecido muscular que se contrai e relaxa para bombear o sangue para fora do coração. O miocárdio é composto de fibras musculares cardíacas, que são células musculares especializadas encontradas apenas no coração. O músculo do miocárdio é involuntário, o que significa que não está sob controle consciente e se contrai automaticamente.

O endocárdio é a camada mais interna do coração. É uma membrana fina que reveste o coração e o protege de danos. O endocárdio também cobre as válvulas do coração, que ajudam a controlar o fluxo sanguíneo.

As três camadas do coração trabalham juntas de forma coordenada para bombear o sangue para fora do coração e para dentro do corpo. Quando o coração se contrai, o miocárdio espreme o sangue para fora do coração e para as artérias. As válvulas do coração impedem que o sangue flua de volta para o coração.

A frequência cardíaca e a força das contrações do coração são controladas pelo sistema elétrico do coração. O sistema elétrico consiste em um grupo de células especializadas chamadas nó sinoatrial (nó SA). O nó SA gera os impulsos elétricos que fazem com que o coração se contraia. Os impulsos elétricos viajam do nó SA para o nó atrioventricular (nó AV), o que atrasa ligeiramente os impulsos. Esse atraso permite que os átrios se encham de sangue antes que os ventrículos se contraiam. Os impulsos elétricos então percorrem o feixe de fibras de His e Purkinje, que distribuem os impulsos elétricos às fibras miocárdicas, fazendo com que elas se contraiam de forma coordenada.