casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doença cardíaca
Por que um infarto na parede ventricular geralmente leva à morte súbita, enquanto uma parede atrial tem menos probabilidade de causar a morte?
Um infarto na parede ventricular geralmente leva à morte súbita porque os ventrículos são responsáveis por bombear o sangue do coração para o resto do corpo. Se os ventrículos estiverem danificados, o coração não consegue bombear o sangue de forma eficaz e isso pode levar a uma queda repentina da pressão arterial e à morte.
Por outro lado, um infarto na parede atrial tem menos probabilidade de causar a morte porque os átrios são responsáveis por receber o sangue do corpo e devolvê-lo aos ventrículos. Se os átrios estiverem danificados, o coração ainda poderá bombear o sangue com eficácia, embora possa ser um pouco menos eficiente.
Além disso, os ventrículos são muito mais espessos que os átrios, portanto, é mais provável que um infarto na parede ventricular danifique uma quantidade maior de tecido e interrompa o sistema elétrico do coração. Isto pode levar a uma arritmia fatal, que é uma perturbação no ritmo normal do coração.
Portanto, um infarto na parede ventricular tem maior probabilidade de causar morte súbita do que um infarto na parede atrial.