casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doença cardíaca
O que é taquicardia atrial paroxística?
Taquicardia atrial paroxística (PAT) é um distúrbio do ritmo cardíaco que faz com que a frequência cardíaca aumente repentina e brevemente para entre 140 e 240 batimentos por minuto. Os episódios de PAT podem durar alguns segundos ou minutos e podem ocorrer várias vezes ao dia ou mesmo várias vezes por hora.
PAT geralmente é causado por um sinal elétrico anormal nas câmaras superiores do coração (os átrios). Este sinal faz com que os átrios se contraiam rápida e irregularmente, o que por sua vez faz com que os ventrículos se contraiam rapidamente.
Os pacientes geralmente descrevem uma sensação de palpitações repentinas ou pulso acelerado. Outros sintomas que podem ocorrer durante o PAT incluem tonturas, desconforto no peito, falta de ar e desmaios.
O PAT pode ser diagnosticado por um médico com um eletrocardiograma (ECG) ou um monitor Holter. Esses dispositivos podem registrar a atividade elétrica do coração e mostrar episódios de PAT.
O tratamento para PAT pode incluir medicação, eletrofisiologia ou cirurgia. A medicação pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e prevenir episódios de PAT. A eletrofisiologia é um procedimento que pode ser usado para encontrar a fonte do sinal elétrico anormal e destruí-lo. A cirurgia pode ser necessária em alguns casos para remover uma porção do tecido cardíaco que está causando PAT.