casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doença cardíaca
Qual é a finalidade das válvulas cardíacas e quais são as 3 possíveis patologias relacionadas à disfunção valvular?
O coração consiste em quatro câmaras – dois átrios (câmaras superiores) e dois ventrículos (câmaras inferiores). As válvulas cardíacas são finas abas de tecido que ficam entre os átrios e os ventrículos e nas saídas dos ventrículos para as artérias principais. Eles estão localizados dentro do coração para ajudar a controlar o fluxo de sangue através do coração e para fora do corpo. Quando o músculo cardíaco se contrai, as válvulas se abrem e permitem que o sangue flua de uma câmara para outra ou para fora do coração. Quando o músculo cardíaco relaxa, as válvulas se fecham, impedindo que o sangue flua de volta para as câmaras do coração.
Uma válvula cardíaca saudável abre e fecha adequadamente para permitir que o sangue flua através do coração em uma direção. A doença valvular cardíaca ocorre quando uma ou mais válvulas não funcionam corretamente. A doença valvular cardíaca pode ser causada por vários fatores, incluindo:
- Infecção:Infecções, como febre reumática e endocardite, podem danificar as válvulas cardíacas.
- Desgaste:As válvulas cardíacas podem ficar desgastadas e espessadas com o tempo, especialmente em pessoas idosas.
- Defeitos congênitos:Algumas pessoas nascem com defeitos nas válvulas cardíacas.
- Outras condições médicas:Certas condições médicas, como doenças do tecido conjuntivo e aterosclerose, também podem danificar as válvulas cardíacas.
Os três tipos mais comuns de patologias das válvulas cardíacas são:
- Estenose:A estenose ocorre quando uma válvula cardíaca não abre totalmente, o que obstrui o fluxo sanguíneo.
- Regurgitação (insuficiência):A regurgitação ocorre quando uma válvula cardíaca não fecha adequadamente, permitindo que o sangue flua para trás.
- Prolapso:O prolapso ocorre quando um folheto da válvula cardíaca se projeta no átrio ou ventrículo quando a válvula se fecha.