casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doença cardíaca
Beber é sempre bom para a saúde do coração?
A resposta curta é:às vezes.
Foi demonstrado que o consumo leve a moderado melhora os níveis de colesterol, reduz a inflamação e aumenta os níveis de colesterol HDL (bom). Além disso, o álcool pode ajudar a diluir o sangue e prevenir coágulos sanguíneos, o que pode reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
No entanto, beber muito álcool pode causar danos ao coração e causar vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, cardiomiopatia (uma inflamação do músculo cardíaco), hipertensão, acidente vascular cerebral e doenças hepáticas. Além disso, o consumo excessivo de álcool pode causar obesidade e diabetes, o que pode aumentar ainda mais o risco de doenças cardíacas.
A American Heart Association recomenda que as mulheres não bebam mais do que um drinque por dia e os homens não mais do que dois drinques por dia. Para pessoas que já têm doenças cardíacas ou outros problemas de saúde, é melhor evitar totalmente o álcool.
Além disso, as pessoas que tomam medicamentos que interagem com o álcool devem evitar totalmente o consumo de álcool. Alguns desses medicamentos incluem antibióticos, antidepressivos, antiinflamatórios, anticoagulantes e certos medicamentos quimioterápicos.