sentir o fluxo de sua respiração. Falta de ar ( dispnéia) é normalmente o primeiro sinal de hipertensão pulmonar primária . A respiração é difícil ou difícil e é aumentada durante a atividade e persistir mesmo em repouso.
2
Observe quantas vezes você se cansa ou fraco. Sentimento extremo de cansaço e exaustão (fadiga) de fazer qualquer tipo de esforço é típico e é geralmente associada com a fraqueza geral.
3
Observe se você sentir tonturas e se você costuma experimentar perda temporária da consciência. Os pacientes muitas vezes sentir uma sensação girando em suas cabeças como se movem ( tonturas ); e, em alguns casos, eles recorrentemente colapso ou desmaio (síncope ), como eles sentar, levantar , e ainda mais quando eles estão fazendo alguma coisa.
4
Olhe para suas pernas e tornozelos para ver se eles estão inchados . Esse acúmulo de líquido é secundária à dilatação do coração . Como resultado de um fluxo de sangue obstruída na artéria pulmonar , o coração compensa , pelo trabalho mais duro do que o normal para bombear o sangue . O coração , em seguida, aumenta devido ao aumento do estresse e , eventualmente, é seguido por uma acumulação de líquido no fígado e outras partes do corpo, incluindo as pernas e tornozelos.
5
Verifique a cor dos seus lábios e pele. Cor azulada ou cianose dos lábios e da pele pode ser visto em pacientes devido a um fluxo normal de sangue perturbado no sistema.
6
Contacte o seu médico imediatamente se você sentir uma dor no peito. Dor no peito é sentida em repouso e principalmente quando exercendo um esforço ao fazer um certo tipo de atividade. Este sintoma ocorre mais freqüentemente na fase posterior da doença.