doença cardíaca começa tão cedo quanto o fim da adolescência e, dependendo da dieta e estilo de vida, continua a progredir na meia-idade . Sedentarismo e dietas ricas em gordura saturada e colesterol acelerar o acúmulo de placas no interior das artérias. Artérias nas pernas também são freqüentemente afetados. A doença arterial periférica , ou PAD , ocorre quando as artérias que fornecem sangue para a periferia ocluir-se . Quando as artérias que fornecem sangue ao cérebro é obstruído , um acidente vascular cerebral podem ocorrer.
O grande culpado é o colesterol da dieta . As pessoas que comem alimentos ricos em colesterol e saturada colesterol acumulam gordura no interior das artérias que endurece e calcifica . A pressão arterial elevada pode exacerbar essa condição, ferindo o interior das artérias , resultando em rachaduras finas ou fissuras na placa, fazendo com que o acúmulo de plaquetas , estreitando ainda mais a dimensão interior dos vasos sanguíneos. Eventualmente , as artérias tornam-se completamente obstruída , resultando em um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outras complicações relacionadas.
Redução de placa com dieta e exercício
Dieta e exercício têm sido comprovada para reduzir significativamente a acumulação de colesterol no interior das artérias . Aqueles em risco de doença cardíaca deve comer uma dieta rica em frutas, legumes, pães integrais , fibras e peixes de água fria , como salmão , truta ou cavala.
Exercício aeróbico diário utilizando grandes grupos musculares que é sustentado por 20 minutos ou mais pode ajudar a controlar os lipídios do sangue . O exercício foi mostrado para reduzir as lipoproteínas de baixa densidade ( o tipo de mau colesterol ) e aumentar as lipoproteínas de alta densidade ( o bom tipo de colesterol ) . O colesterol HDL transporta o colesterol LDL de distância , evitando a acumulação de placas no interior das artérias . O exercício tem o benefício adicional de reduzir a pressão arterial e reduzir a gordura corporal - . Dois fatores de risco associados à doença cardíaca
medicamentos e suplementos para reduzir a placa
também tem havido algum progresso no desenvolvimento de medicamentos e suplementos que reduzem ou dissolver a placa dentro das artérias . Tomando 1.500 a 2.000 mg de suplementos de óleo de peixe como o ômega -3 ácidos graxos retarda a progressão da acumulação de placa dentro das artérias . Alho, vitamina E, vitamina K e enzimas chamadas fibrinolíticos têm tido algum sucesso com a dissolução da placa e reduzir a quantidade de inflamação no interior das artérias .
Algumas notícias emocionante também veio à tona a respeito de uma nova droga chamada ApoA -I Milano /fosfolipídios . Um estudo de 2003 publicado no Journal of the American Medical Association mostrou que os pacientes que sofrem de doença arterial coronariana experimentaram uma melhoria significativa na redução de placa após receber infusão de ApoA- 1 ao longo de cinco semanas.