Geralmente , as estatinas são bem toleradas . Efeitos colaterais comuns podem incluir dor de cabeça , constipação, diarréia , erupção cutânea , dor de estômago e dor muscular. Este último é o efeito colateral mais comum e pode aparecer como uma dor ou fraqueza nos músculos. Normalmente, a dor é leve; no entanto , em alguns casos, pode ser grave o suficiente para interferir com as atividades normais , como caminhar ou subir escadas .
lesão hepática
Ocasionalmente , as estatinas elevar as enzimas do fígado em pacientes . Aumentos de enzimas leves são geralmente benignos , e os pacientes geralmente continuar seu tratamento. Elevações das enzimas mais graves são geralmente reversíveis com a descontinuação da terapia. No entanto, se não for controlada, as enzimas hepáticas graves podem levar a danos permanentes ao fígado . Por esta razão , os pacientes que tomam estatinas devem ter suas enzimas do fígado verificados periodicamente durante o seu primeiro ano de tratamento. Estatinas não deve ser administrado a doentes com doença hepática ativa ou crônica.
Lesão muscular
Em casos raros, a degradação muscular induzida por estatina pode levar à liberação de conteúdos musculares na corrente sanguínea e no desenvolvimento de rabdomiólise. Em casos graves , esta pode levar à insuficiência renal e morte . Uma estatina, Baycol , foi retirado do mercado em 2001 depois de ter sido implicado em mais de 60 mortes por rabdomiólise.
Doentes de risco
Certos indivíduos estão em maior risco de desenvolvimento de efeitos colaterais , enquanto em estatinas. Os fatores de risco incluem tomar vários medicamentos , com doença renal ou hepática , ter diabetes , ter uma estrutura corporal menor, sendo 65 anos ou mais , e ser do sexo feminino .
Aliviar efeitos colaterais
Para reduzir os efeitos colaterais das estatinas , os médicos podem recomendar uma série de estratégias diferentes. Em alguns casos , a diminuição da dose pode aliviar os problemas . Mudar para outro medicamento estatina também ajuda alguns pacientes. Os médicos também podem fazer mudanças em outras medicações que o paciente está tomando. Finalmente, tendo um intervalo de terapia com estatinas para 10 a 14 dias pode ajudar a determinar se os problemas são devido a estatinas ou outra coisa.
Conclusão
estatinas são geralmente bem tolerado , refletindo um benefício favorável ao perfil de risco para a maioria dos pacientes. De acordo com a Dra. Janet Armitage , que publicou uma grande revisão na segurança estatina na revista médica britânica Lancet em 2007, " Para a maioria das pessoas , as estatinas são seguros e bem tolerada , e seu uso generalizado tem o potencial de ter um efeito importante sobre a da carga global de doenças cardiovasculares " .