Um programa de reabilitação pulmonar se esforça para fortalecer a função pulmonar através da utilização de vários exercícios de respiração. Um terapeuta respiratório (RT) , trabalhando com o médico do paciente , determina o programa de reabilitação que é certo para esse paciente. RTs ensinar os pacientes estratégias de enfrentamento , que lhes permitam viver com a sua doença . Os pacientes também aprendem maneira de minimizar o risco de infecção ou complicações de CHF.
Durante a reabilitação pulmonar , os pacientes podem aprender diferentes maneiras de respirar , como o lábio franzidos ou respiração diafragmática , tosse técnicas para afrouxar ou evitar o congestionamento, e até mesmo técnicas de relaxamento . Pacientes em oxigênio suplementar vai aprender a gerir o seu equipamento de oxigênio (ver referência 3).
Apnéia do sono
Dr. Michael Figueroa e Dr. Jay Peters publicado na edição do Journal of Respiratory Care abril 2006 que 40 a 50 por cento dos pacientes com doenças crônicas , CHF leve também sofria de apnéia obstrutiva do sono (ver referência 2). Na apnéia obstrutiva do sono , o oxigênio é cortado por alguma obstrução durante o sono fisiológico , colocando mais pressão sobre o coração.
Continuous Positive Airway Pressure (CPAP) é um tratamento eficaz para a apnéia do sono. Uma máquina de CPAP fornece um fluxo contínuo de ar no nariz do paciente e da boca através de uma máscara , evitando o bloqueio ea pressão sobre o coração e risco à vida do paciente este bloqueio pode causar.