As estatinas reduzem o colesterol sanguíneo total , bloqueando a atividade de certas enzimas no fígado que são essenciais para a produção de colesterol .
Como Estatinas afetar o fígado
Quando as estatinas inibem as acções de inibidores da HMG - CoA redutase ( as enzimas que criam colesterol no fígado ) que provocam danos celulares periférico , que pode levar à morte da célula intermitente , dependendo da dosagem de estatina .
altas doses de estatinas
Quando as células do fígado morrem, liberam enzimas que podem ser medidos por exames de sangue . Altas doses de medicamentos de estatina (tais como Lipitor ou Crestor ) têm sido associados a um aumento nos níveis de enzimas hepáticas no sangue - . Isto é, danos no fígado
estatinas em pessoas com doença hepática
Embora as estatinas podem prejudicar o fígado em grandes doses , doses menores de estatinas foram encontrados para ser eficaz medicação para reduzir o colesterol sem agravar a doença hepática , se a doença não é muito avançada .
estudos Clínicos
estudos clínicos têm demonstrado que entre 0,5 por cento e 3 por cento dos pacientes que tomam estatinas desenvolver valores elevados do fígado , embora na maioria dos pacientes a redução da dose ou cessação da administração do medicamento estatina completamente revertida e resolvidos os efeitos hepáticos.