De acordo com a American Heart Association , ablação por rádio frequência envolve o uso de um eléctrodo inserido no músculo do coração através de um cateter . O eletrodo é guiado até o coração , onde ele emite pequenas quantidades de energia de radiofreqüência para destruir células do coração cuidadosamente selecionados e impedi-los de conduzir impulsos que causam batimentos cardíacos rápidos e irregulares.
Usa em Câncer
ablação por RF é utilizada para o tratamento de tumores do fígado , rim , pulmão , ossos e outros órgãos . Uma agulha fina guiada por tomografia computadorizada ou ultra-som é inserido através da pele e para dentro do tumor . A energia elétrica é enviada através da agulha para aquecer e destruir o tecido canceroso. Ablação freqüência
Eficácia
Radio é o tratamento preferido para muitos tipos de batimentos cardíacos rápidos e tem uma taxa de sucesso de mais de 90 por cento. Terapia de ablação RF é relativamente novo no tratamento do tumor , mas os dados preliminares para certos tipos de cânceres são promissores . A taxa de sucesso para os tumores renais pequenos é de 95 por cento , ea taxa de sobrevivência de cinco anos para o câncer de fígado é de 40 a 50 por cento.
Complicações
Os pacientes que se submetem a este tratamento tem poucas complicações e pode retomar suas atividades normais em poucos dias . A maioria dos tratamentos pode ser realizado em aproximadamente 15 minutos e requer sedação leve, com anestesia local.
Outros Usos
ablação por RF também é usado para o tratamento de varizes e distúrbios do sono e para várias formas de tratamento da dor.