A sério efeito mais frequentemente relatados lado de Plavix é devido à sua " afinamento " do sangue. Plavix pode aumentar o risco de hemorragia interna ou externa e aumentar o tempo necessário para estancar a hemorragia . Plavix deve ser usado com precaução em pacientes com lesões hemorrágicas ( como úlceras ) , que têm transtornos ( como a hemofilia ) sangramento , ou que estejam a tomar simultaneamente aspirina ou outros medicamentos para afinar o sangue . Os pacientes que tomam Plavix deve procurar atendimento médico imediato se sentirem contusões excessiva ou ter um corte que não vai parar de sangrar . Os pacientes também devem notificar os seus prestadores de cuidados de saúde que estão a tomar Plavix pelo menos cinco dias antes de sofrer qualquer procedimento cirúrgico .
Púrpura trombocitopênica trombótica
púrpura trombocitopênica trombótica , ou TTP , é uma doença que provoca a formação de coágulos nos vasos sanguíneos pequenos . De acordo com a Bristol -Myers Squibb , fabricante do Plavix , " TTP tem sido raramente relatada após o uso de Plavix , às vezes depois de uma curta exposição ( menos de duas semanas). " Os sintomas da TTP incluem alucinações e outros distúrbios neurológicos , febre, baixa contagem de plaquetas, e problemas renais. Se você apresentar qualquer um destes sintomas , contacte o seu médico imediatamente . TTP pode se tornar fatal rapidamente.
Neutropenia /agranulocitose
Um efeito colateral relatado raro , mas grave de Plavix é neutropenia e agranulocitose, uma condição em que tanto o medula óssea cessa a produção de um número adequado de neutrófilos ( glóbulos brancos ) ou o corpo destrói os neutrófilos circulantes . Ela diminui as habilidades do corpo para combater infecções e pode se tornar fatal. Estas condições podem desenvolver rapidamente ou de forma progressiva. Se estiver a tomar Plavix e neutropenia suspeito ou agranulocitose , pergunte ao seu médico para um exame de sangue e medula óssea teste da amostra .