cortisol aumenta o açúcar no sangue , auxilia na reparação dos tecidos , altera o seu sistema imunológico e suprime os seus processos digestivos , reprodutivos e de crescimento como uma reação normal e temporário ao estresse.
Função
Biológica
Harvard Medical School observa que, sob estresse suas subidas das taxas de coração, vasos sanguíneos se contraem e seu sangue a coagular prepara para se proteger contra lesões. Quando o estressor passa , o cérebro é um sinal para parar de liberar cortisol. Sob estresse consistente , este processo falhar , resultando em excesso de produção de cortisol.
Cortisol pode causar danos
superprodução de cortisol perturba a forma como o seu coração responde ao seu corpo de demandas. Os hormônios do estresse , como o cortisol , também causam danos ao revestimento das artérias. Todos esses fatores são uma receita para doenças cardíacas.
Tipos de estresse
Harvard Medical School também observa que o estresse emocional representa dano maior do que o estresse físico . O último aumenta a flexibilidade das artérias coronárias , enquanto a primeira torna rígida , prejudicando o fluxo de sangue .
Prevenção /solução
Especialistas da UT Southwestern Medical Center , sugerem uma dieta rica em ômega- 3 ácidos graxos. Estes ácidos ajudam a controlar adequadamente os níveis de cortisol em seu corpo. Alimentos ricos em vitamina C têm a mesma função .