lítio tem sido usado como um tratamento altamente eficaz para pacientes com transtorno bipolar, em doses de 1.000 a 3.000 mg por dia . A maior parte da literatura publicada sobre os efeitos do lítio no coração vem de estudos de tais pacientes . Longe de beneficiar a saúde do coração , o lítio na parte alta desta faixa dosagem pode realmente ser tóxico para as células do músculo cardíaco . Além disso, altos níveis de lítio têm sido conhecidos por causar distúrbios no ritmo cardíaco .
Baixas Doses
lítio é encontrada em pequenas quantidades em grãos , legumes e água da torneira . As dietas experimentais foram utilizados para criar as síndromes de deficiência de lítio em ratos e cabras , com um certo número de efeitos prejudiciais sobre a reprodução e comportamento , mas a deficiência de lítio desta gravidade nunca foi observado em humanos . Mesmo o nível de deficiência severa de lítio visto nas ratazanas experimentais e cabras não foi associada com problemas cardíacos ou com um aumento dos marcadores de doença cardíaca . Esta evidência sugere que a deficiência de lítio na dieta é improvável de ser associada com doença cardíaca aumentada em seres humanos.
Suplementação
Vários estudos têm demonstrado uma associação entre baixo lítio níveis de água da torneira de uma região e internações mentais para uma variedade de distúrbios , homicídio, suicídio , estupro , roubo e roubo . Além disso, um estudo encontrou níveis significativamente mais baixos de lítio no cabelo do couro cabeludo de prisioneiros encarcerados por crimes violentos. Além disso, um pequeno estudo de ex- usuários de drogas que recebem quatro mg de lítio diária encontraram melhora significativa no humor em relação aos controles que receberam um placebo . Estes resultados levaram à especulação de que a baixa ingestão de lítio na dieta pode causar em algumas pessoas distúrbios comportamentais , mesmo na ausência de uma síndrome de deficiência clara.
Menos alegações comprovadas de
Based sobre esta evidência de que a suplementação dietética de lítio pode oferecer benefícios comportamentais positivas, fabricantes de suplementos ter saído com baixa dose (geralmente de 5 a 15 mg por dia ) produtos de lítio. Como parte de sua comercialização desses produtos, alguns dos sites do fabricante fazer pedidos de benefícios adicionais de suplementação de lítio , incluindo melhorias em glaucoma , fibromialgia e infertilidade. Eles não menciona nenhuma contas científicos publicados que mostram a suplementação de lítio para ser eficaz para estas condições , no entanto.
Doença cardíaca Claims
Entre as reivindicações menos fundamentados, de lítio é o sugestão de que pode ser melhor para uso em doenças cardíacas , em seguida, tratamentos de bem- estabelecidos, como diuréticos. Esta sugestão é feita com base em supostas propriedades bioquímicas do coração, embora nenhuma evidência publicada suporte a essa propriedade é citado . Mais uma vez não publicaram relatos científicos que mostram a suplementação de lítio para ser melhor do que os diuréticos para doenças do coração , ou mesmo de qualquer benefício em tudo, são citados .