Placa contém colesterol , gordura , cálcio e outras substâncias encontradas no corpo . Com o tempo, a placa se acumula dentro e ao longo das paredes das artérias , estreitando os vasos sanguíneos e restringir ou interromper o fluxo de sangue para o coração e outros órgãos. Quando pedaços de placa se soltar e bloquear os vasos sanguíneos no coração , cérebro ou os pulmões , um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou embolia pulmonar ( um coágulo de sangue nos pulmões) ocorre . Acúmulo de placa também pode enfraquecer as paredes das artérias e causar um aneurisma, ou protuberância em uma parede da artéria , que , quando rompe , pode ser fatal .
Pressão Alta
Estima-se que 65 milhões de americanos têm pressão arterial elevada e apenas 70 por cento foram diagnosticados com a doença, de acordo com o "Manual Merck Início Caderneta de Saúde ". A pressão arterial elevada em ou acima de 140/90 milímetros de mercúrio ou mmHg , pode causar placa acumular nas paredes das artérias , levando ao acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.
Colesterol alto
altos níveis de colesterol - uma substância cerosa encontrada em seu sangue responsável por ajudar a formar membranas celulares, alguns hormônios e células cerebrais e nervosas - pode levar ao estreitamento das artérias. Em particular, a lipoproteína de baixa densidade ou LDL (mau colesterol ) podem se acumular nas artérias , enquanto a lipoproteína de alta densidade ou HDL ( bom colesterol ) diminui o risco de endurecimento das artérias. Níveis de colesterol LDL deve ficar abaixo de 130 a 160 mg /dL ou abaixo de 100 mg /dL , se você tem diabetes , doença cardíaca ou tiveram um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, notas MedlinePlus . Se os níveis de colesterol total perto de 300 mg /dL , o risco de um ataque cardíaco mais do que dobra , de acordo com o "Manual Merck Início Caderneta de Saúde ".
Fumar
Tabaco libera altos níveis de monóxido de carbono no sangue , aumentando o risco de prejuízo para o revestimento de suas paredes arteriais e acelerar o acúmulo de placa bacteriana . Se suas artérias já estão estreitados , o tabaco pode causar os vasos sanguíneos se contraiam , reduzindo ainda mais o fluxo de sangue para os tecidos . O tabaco também reduz os níveis de colesterol HDL e pode aumentar a coagulação do sangue para causar doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.
Dieta e inatividade
Uma dieta rica em gordura saturada e trans, encontrada em alimentos como carne vermelha, queijo, manteiga e creme de leite, estão ligadas a um aumento no acúmulo de placas nas artérias. A pesquisa sugere uma dieta saudável, pobre em gordura saturada , colesterol e sódio, e de frutas e vegetais e grãos integrais pode reduzir o risco de acúmulo de placa .
Inatividade física pode aumentar a probabilidade de desenvolver aterosclerose. O exercício físico regular - pelo menos 30 a 60 minutos na maioria dos dias da semana - . Ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol e níveis de pressão arterial , que levam à formação de placa
Diabetes
Pessoas com diabetes , especialmente as mulheres , têm uma duas a seis vezes maior risco de desenvolver aterosclerose, de acordo com o "Manual Merck Início Caderneta de Saúde ". Estes indivíduos tendem a desenvolver a doença em maior grau e mais cedo do que aqueles que não têm diabetes.
Obesidade
obesidade aumenta o risco de placa acúmulo nas artérias que fornecem sangue ao coração. A obesidade abdominal também leva a pressão arterial alta, colesterol e diabetes tipo 2 , o que leva os fatores de risco para aterosclerose . Perder apenas 5 a 10 lbs. pode reduzir o risco , reduzindo a pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol .