casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | ataque cardíaco

Durante o ataque cardíaco, as células do músculo cardíaco são privadas de seu suprimento sanguíneo, mas os átrios ainda recebem sangue. Por que?

As artérias coronárias fornecem sangue ao músculo cardíaco, enquanto as artérias pulmonares fornecem sangue aos pulmões. Durante um ataque cardíaco, um bloqueio nas artérias coronárias pode interromper o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, mas as artérias pulmonares continuarão a fornecer sangue aos pulmões. Isso ocorre porque as artérias pulmonares não estão conectadas às artérias coronárias.

A circulação pulmonar é um sistema separado da circulação sistêmica. A circulação sistêmica é o sistema de vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para o corpo e de volta ao coração. A circulação pulmonar é o sistema de vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para os pulmões e de volta ao coração.

Durante um ataque cardíaco, o bloqueio nas artérias coronárias pode fazer com que o coração pare de bombear o sangue de forma eficaz. Isso pode levar a um aumento de pressão no átrio esquerdo, o que pode causar vazamento de líquido para os pulmões. Esta condição é chamada de edema pulmonar.

O edema pulmonar pode dificultar a respiração e ser fatal. Se sentir sintomas de edema pulmonar, como falta de ar, dor no peito ou tosse com expectoração rosada e espumosa, procure atendimento médico imediatamente.