casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | ataque cardíaco
Quais são os efeitos colaterais da ressuscitação cardiopulmonar?
Após a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), pode haver vários efeitos colaterais posteriores. Isso pode incluir:
1. Dor muscular: A RCP envolve compressões torácicas fortes que podem causar dores musculares e no peito, braços e costas. Essa dor geralmente desaparece em poucos dias.
2. Hematomas: As compressões de RCP também podem causar hematomas no tórax e nas costelas. Os hematomas geralmente desaparecem sozinhos dentro de algumas semanas.
3. Náuseas e vômitos: A força das compressões de RCP às vezes pode causar náuseas e vômitos. Esses sintomas geralmente desaparecem em um curto período de tempo.
4. Ansiedade e estresse: A RCP pode ser uma experiência estressante e traumática, e não é incomum que pessoas que foram submetidas à RCP sintam ansiedade e estresse posteriormente. Esses sentimentos geralmente podem ser controlados com técnicas de relaxamento e conversando com um profissional de saúde.
5. Fraturas de costelas: As compressões de RCP às vezes podem causar fraturas de costelas, especialmente em pacientes idosos ou com osteoporose. Fraturas de costelas podem causar dor, dificuldade para respirar e tosse e podem exigir tratamento médico.
6. Lesão pulmonar: As compressões de RCP também podem causar lesões pulmonares, como pneumotórax (pulmão colapsado) e edema pulmonar (líquido nos pulmões). Lesão pulmonar pode causar falta de ar, dor no peito e tosse com sangue e pode exigir tratamento médico.
7. Ataque isquêmico transitório (AIT) :A RCP pode reduzir temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode levar a um AIT. Os AITs são semelhantes aos acidentes vasculares cerebrais, mas geralmente desaparecem em um curto período de tempo. Os sintomas de um AIT podem incluir fraqueza ou dormência em um lado do corpo, fala arrastada e problemas de visão.
8. Infecção :A RCP pode aumentar o risco de infecção, especialmente se for realizada ventilação boca a boca. As infecções podem incluir pneumonia, gripe e outras infecções respiratórias.
É importante observar que esses efeitos colaterais nem sempre são graves e geralmente desaparecem por conta própria dentro de alguns dias ou semanas. No entanto, é importante estar ciente desses possíveis efeitos colaterais e procurar atendimento médico se forem graves ou persistentes.