casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | ataque cardíaco
Como seu coração é capaz de produzir uma força?
O coração produz força através da contração e relaxamento coordenados de suas paredes musculares, também conhecidas como miocárdio. Aqui está uma explicação de como essa força é gerada:
1. Sinais Elétricos:As contrações rítmicas do coração são iniciadas e coordenadas por sinais elétricos gerados por células especializadas chamadas nó sinoatrial (SA), localizadas no átrio direito. Este nó atua como marca-passo natural do coração, gerando impulsos elétricos que se espalham por todo o coração.
2. Sístole Atrial:Quando um impulso elétrico atinge os átrios (câmaras superiores do coração), faz com que os músculos atriais se contraiam. Essa contração aumenta a pressão nos átrios, empurrando o sangue para os ventrículos (câmaras inferiores) do coração.
3. Válvulas Atrioventriculares:À medida que os átrios se contraem, as válvulas atrioventriculares (AV) (válvula tricúspide no lado direito e válvula mitral no lado esquerdo) se abrem, permitindo que o sangue flua dos átrios para os ventrículos.
4. Sístole Ventricular:Uma vez que os ventrículos estão cheios de sangue, o impulso elétrico os atinge. Isso desencadeia a contração dos músculos ventriculares, causando sístole ventricular. Durante a sístole ventricular, a pressão dentro dos ventrículos aumenta significativamente.
5. Válvulas Semilunares:À medida que a pressão nos ventrículos aumenta, as válvulas semilunares (válvula pulmonar no lado direito e válvula aórtica no lado esquerdo) se abrem. Essas válvulas evitam o refluxo do sangue para os ventrículos e permitem que o sangue seja bombeado para fora do coração e para a artéria pulmonar (para os pulmões) e para a aorta (para o resto do corpo).
6. Relaxamento:Após a sístole, os ventrículos relaxam, fazendo com que a pressão dentro deles diminua. As válvulas AV se fecham para evitar o refluxo de sangue para os átrios, e as válvulas semilunares se fecham para manter o fluxo direto de sangue para os pulmões e para a circulação sistêmica.
7. Enchimento Ventricular:Com os ventrículos relaxados e as válvulas semilunares fechadas, o sangue dos átrios pode fluir novamente para os ventrículos, enchendo-os em preparação para o próximo ciclo de contração.
O ciclo contínuo de sístole e diástole atrial e ventricular gera a ação de bombeamento do coração, permitindo-lhe impulsionar o sangue por todo o corpo. A força produzida pelas contrações do coração é essencial para manter a circulação sanguínea, fornecer oxigênio e nutrientes aos tecidos e remover resíduos.