casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | ataque cardíaco
E se o seu coração parar e você estiver respirando. Ainda está vivo até ser retirado do ventilador?
Quando o coração de um indivíduo para e ele é colocado em um ventilador, seu corpo depende do suporte mecânico do dispositivo para continuar respirando e circulando oxigênio por todo o corpo. Embora o ventilador os mantenha vivos no sentido de que desempenha funções essenciais que o corpo não consegue mais realizar sozinho, a pessoa não está verdadeiramente “viva” no sentido tradicional.
A função cerebral é crucial para a vida e, quando o coração para, o fornecimento de oxigênio ao cérebro é interrompido. Esse processo, conhecido como morte cerebral, geralmente ocorre minutos depois que o coração para de bater. De acordo com critérios médicos e neurológicos, a morte cerebral é irreversível e significa a cessação de toda a atividade cerebral, incluindo a consciência, a percepção e a capacidade de pensamento e funções mentais.
Mesmo que órgãos vitais ainda possam estar funcionando com a ajuda do ventilador, o indivíduo é considerado legal e clinicamente falecido. Portanto, embora uma pessoa possa estar num ventilador e ter o coração parado, ela não está verdadeiramente “ainda viva” em termos de experiência consciente ou de capacidade de recuperar ou retomar a atividade cerebral.