casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Dores de cabeça
Por que a ressonância magnética causa dor de cabeça?
A ressonância magnética (MRI) normalmente não causa dores de cabeça. No entanto, algumas pessoas podem sentir dores de cabeça após uma ressonância magnética devido a vários motivos:
1. Agentes de Contraste:
Durante uma ressonância magnética, um agente de contraste chamado gadolínio pode ser injetado na corrente sanguínea do paciente para aumentar a visibilidade de certas estruturas corporais. Em casos raros, este agente de contraste pode causar dores de cabeça em alguns indivíduos. Essas dores de cabeça geralmente são leves e desaparecem em poucos dias.
2. Ruído alto:
Os scanners de ressonância magnética produzem ruídos altos e fortes durante o processo de imagem. Algumas pessoas podem sentir dores de cabeça desencadeadas por esses sons altos, especialmente aquelas sensíveis ao ruído ou com certas condições subjacentes.
3. Ansiedade:
O próprio ambiente de ressonância magnética pode ser estressante e provocar ansiedade para alguns indivíduos. Ficar confinado dentro do aparelho de ressonância magnética, ouvir ruídos altos e todo o processo do exame pode contribuir para dores de cabeça em indivíduos suscetíveis.
4. Condições pré-existentes:
Às vezes, as dores de cabeça podem ocorrer em pessoas com condições de dor de cabeça pré-existentes, como enxaquecas, dores de cabeça tensionais ou dores de cabeça em salvas. A ressonância magnética pode exacerbar essas dores de cabeça subjacentes devido aos fatores de estresse e ruído envolvidos no procedimento.
É importante observar que as dores de cabeça relacionadas à ressonância magnética são relativamente incomuns e a maioria dos indivíduos tolera o procedimento sem qualquer desconforto. Se sentir uma dor de cabeça intensa ou persistente após uma ressonância magnética, você deve consultar seu médico para descartar quaisquer possíveis causas subjacentes e discutir estratégias apropriadas de controle da dor.