casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Dores de cabeça
Dores de cabeça frequentes podem estar relacionadas a?
Dores de cabeça frequentes podem estar relacionadas a uma variedade de causas subjacentes. Algumas condições comuns associadas a dores de cabeça frequentes incluem:
1.
Dores de cabeça tensionais: Este é o tipo mais comum de dor de cabeça, caracterizado por uma dor ou pressão leve a moderada ao redor da cabeça. Eles podem ser causados por estresse, tensão muscular ou má postura.
2.
Enxaquecas: As enxaquecas são fortes dores de cabeça que costumam ser acompanhadas de sintomas como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som e distúrbios visuais. Eles podem ser desencadeados por vários fatores, incluindo alterações hormonais, estresse e certos alimentos ou bebidas.
3.
Dores de cabeça de sinusite: Dores de cabeça associadas a infecções ou alergias nos seios da face são chamadas de dores de cabeça nos seios da face. Eles são caracterizados por dor e pressão ao redor dos seios da face, localizados na testa, bochechas e atrás dos olhos.
4.
Dores de cabeça em grupo: Estas são dores de cabeça graves e debilitantes que ocorrem em grupos, com múltiplas dores de cabeça ocorrendo durante um período de dias ou semanas, seguidas por períodos de remissão.
5.
Distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM): Os distúrbios da ATM envolvem problemas na articulação da mandíbula e nos músculos que a controlam. Eles podem causar dores de cabeça, dores na mandíbula e dificuldade para mastigar.
6.
Dores de cabeça causadas por cafeína: O consumo excessivo de cafeína ou a retirada repentina da ingestão regular de cafeína pode causar dores de cabeça causadas pela cafeína. Essas dores de cabeça geralmente melhoram com a redução da ingestão de cafeína ou com a evitação total da cafeína.
7.
Dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos: O uso frequente de certos medicamentos, especialmente analgésicos de venda livre, pode causar dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos. Isso ocorre quando o corpo se torna dependente da medicação e surgem dores de cabeça quando o efeito da medicação passa.
8.
Dores de cabeça pós-traumáticas: As dores de cabeça que se desenvolvem após um ferimento na cabeça, como uma concussão, podem persistir por semanas ou meses após o ferimento inicial.
9.
Distúrbios de pressão intracraniana (PIC): Condições que aumentam a pressão dentro do crânio, como tumores cerebrais, hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro) ou certas condições médicas, podem causar dores de cabeça.
10.
Dores de cabeça cervicogênicas: Essas dores de cabeça têm origem no pescoço e costumam estar associadas a tensão muscular ou distúrbios da coluna cervical.
11.
Hipertensão Intracraniana Idiopática (HII): IIH é uma condição caracterizada pelo aumento da pressão no cérebro sem uma causa identificável. Afeta principalmente mulheres e pode causar dores de cabeça.
12.
Causas menos comuns: Em alguns casos, as dores de cabeça também podem estar relacionadas a condições médicas subjacentes, como hipertensão, distúrbios da tireoide, distúrbios da coagulação sanguínea ou outras doenças neurológicas ou sistêmicas.
Se você sentir dores de cabeça frequentes, é importante consultar um profissional de saúde para determinar a causa e receber o tratamento adequado. Eles podem avaliar seus sintomas, histórico médico e realizar os testes necessários para identificar a causa subjacente e recomendar estratégias de tratamento apropriadas.