casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Queda de cabelo
Seu cabelo pode cair após uma operação?
Sim, a queda de cabelo, conhecida como eflúvio telógeno, pode ocorrer após uma operação. Esse tipo de queda de cabelo é temporário e geralmente ocorre quando o corpo está sob estresse físico ou emocional significativo, como o vivenciado durante ou após uma operação. Veja como isso ocorre:
1.
Reações ao estresse: Uma cirurgia pode ativar a resposta de “lutar ou fugir” do corpo, levando à liberação de hormônios do estresse, como o cortisol. Esses hormônios podem interromper o ciclo de crescimento do cabelo.
2.
Ciclo de crescimento do cabelo interrompido: O ciclo de crescimento do cabelo consiste em três fases:Anágena (crescimento ativo), Catágena (transição) e Telógena (repouso).
O estresse pode forçar um grande número de fios de cabelo a entrar prematuramente na fase telógena, fazendo com que permaneçam inativos.
3.
Queda de cabelo: Depois de alguns meses, os fios telógenos caem quando novos fios anágenos começam a surgir. Isso pode causar queda ou afinamento perceptível do cabelo, geralmente começando cerca de 2 a 3 meses após a operação.
4.
Condição Temporária: O eflúvio telógeno geralmente é temporário e se resolve sozinho dentro de 6 a 9 meses.
No entanto, se a queda de cabelo persistir ou for grave, é essencial consultar um dermatologista ou profissional de saúde para descartar quaisquer outras causas potenciais e receber tratamento adequado.