casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Queda de cabelo
Por que as mulheres ficam carecas assim que os homens?
Não é verdade que as mulheres geralmente ficam carecas tão rapidamente quanto os homens. Embora homens e mulheres possam sofrer queda de cabelo, os padrões e as causas da queda de cabelo podem diferir entre os sexos.
A calvície masculina, também conhecida como alopecia androgenética, é o tipo mais comum de queda de cabelo em homens e é influenciada principalmente pela genética e pelo hormônio diidrotestosterona (DHT). O DHT pode fazer com que os folículos capilares encolham, levando a um crescimento de cabelo mais fino e mais curto até que, eventualmente, o cabelo pare de crescer. A calvície masculina normalmente segue um padrão específico, começando com o recuo da linha do cabelo e a queda de cabelo no topo da cabeça.
Nas mulheres, a queda de cabelo é frequentemente chamada de queda de cabelo de padrão feminino ou alopecia androgenética. Também pode ter um componente genético, mas não é causado apenas pelo DHT. Nas mulheres, a queda de cabelo tende a ser mais difusa, afetando a densidade geral do cabelo no couro cabeludo, em vez de seguir um padrão específico como nos homens.
Vários fatores podem contribuir para a queda de cabelo nas mulheres, incluindo alterações hormonais durante a menopausa, gravidez e parto, problemas de tireoide, certas condições médicas, medicamentos e deficiências nutricionais. Algumas mulheres também podem sofrer queda de cabelo devido a penteados que colocam tensão excessiva no cabelo ou a tratamentos que danificam o cabelo.
Embora a queda de cabelo possa afetar homens e mulheres, geralmente não acontece na mesma proporção ou da mesma maneira em ambos os sexos. As mulheres tendem a apresentar queda de cabelo e perda gradual de cabelo, enquanto os homens são mais propensos a apresentar padrões de calvície perceptíveis.