casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Queda de cabelo
Quando as mulheres começam a perder cabelo e como isso acontece?
Idade: A causa mais comum de queda de cabelo em mulheres é a alopecia androgenética, também conhecida como calvície feminina. Essa condição é causada por uma combinação de genética e hormônios e geralmente começa após a menopausa. No entanto, pode começar já aos 20 ou 30 anos. A alopecia androgenética é caracterizada por um afinamento gradual do cabelo no couro cabeludo, começando nas têmporas e na coroa. A linha do cabelo também pode diminuir.
Hormônios: O estrogênio e a progesterona, dois hormônios produzidos em grandes quantidades durante a gravidez, ajudam a manter o cabelo na fase de crescimento. Após a menopausa, os níveis desses hormônios diminuem, o que pode levar à queda de cabelo.
Outras condições médicas: Certas condições médicas, como problemas de tireoide, anemia e lúpus, também podem causar queda de cabelo. Se você estiver enfrentando queda de cabelo repentina ou inexplicável, é importante consultar um médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes.
Medicamentos: Alguns medicamentos, como a quimioterapia, podem causar queda de cabelo como efeito colateral. A perda de cabelo causada pela quimioterapia geralmente é temporária e voltará a crescer após a conclusão do tratamento.
Estresse: O estresse pode fazer com que o cabelo caia temporariamente. Este tipo de queda de cabelo é denominado eflúvio telógeno. O eflúvio telógeno pode ocorrer após um grande estresse na vida, como divórcio, perda de emprego ou morte de um ente querido.
Trauma: Traumas físicos no couro cabeludo, como queimaduras ou lesões no couro cabeludo, também podem causar queda de cabelo.
Penteados: Certos estilos de cabelo, como rabos de cavalo apertados ou tranças, podem tensionar o cabelo e quebrá-lo. Este tipo de queda de cabelo é chamado de alopecia por tração. A alopecia por tração pode ser evitada evitando penteados que tensionem o cabelo.