casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Queda de cabelo

A queda de cabelo é do lado da mãe?

Embora a genética desempenhe um papel na queda de cabelo, ela não é determinada apenas por um lado da família. A perda de cabelo pode ser influenciada por genes herdados de ambos os pais e é considerada uma característica poligênica, o que significa que vários genes contribuem para a doença.

A alopecia androgenética, o tipo mais comum de queda de cabelo, é influenciada pela genética de ambos os pais. Os genes responsáveis ​​por esse tipo de queda de cabelo estão localizados nos cromossomos X e Y e podem ser herdados da mãe ou do pai.

No entanto, existe uma ligação genética mais significativa com a calvície masculina por parte da mãe. Isso ocorre porque o gene associado à alopecia androgenética é transportado no cromossomo X. Os homens herdam um cromossomo X da mãe e um cromossomo Y do pai. Se herdarem o gene afetado da mãe, é mais provável que sofram queda de cabelo.

É importante observar que, embora a genética desempenhe um papel, outros fatores como hormônios, idade, estilo de vida e saúde geral também podem influenciar a queda de cabelo. Portanto, nem sempre é correto atribuir a queda de cabelo apenas a um lado da família.