casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Queda de cabelo
A caspa pode ser causada pelo uso de gel e spray de cabelo?
A caspa é causada principalmente pelo crescimento excessivo do fungo Malassezia globosa, que se alimenta da oleosidade do couro cabeludo. Embora o gel e o spray para cabelo em si não causem caspa diretamente, eles podem contribuir para a doença se:
1.
Acúmulo no couro cabeludo: O uso excessivo de gel e spray para cabelo pode causar acúmulo de produto no couro cabeludo. Isso pode obstruir os folículos capilares, impedindo a regulação adequada da sebo, e pode piorar a caspa existente.
2.
Irrita o couro cabeludo: Alguns ingredientes de gel e spray para cabelo, como álcool ou certas fragrâncias, podem irritar o couro cabeludo. Essa irritação pode causar coceira, descamação e aumento da caspa.
3.
Alterar a produção de sebo: Alguns produtos para pentear o cabelo podem conter ingredientes que afetam a produção de sebo. Isso pode ressecar o couro cabeludo ou causar superprodução de sebo, o que pode contribuir para a caspa.
4.
Incompatível com o tipo de couro cabeludo: Nem todos os géis e lacas para cabelo são adequados para todos os tipos de couro cabeludo. O uso de produtos não projetados para o seu cabelo e couro cabeludo específicos pode perturbar o equilíbrio natural do couro cabeludo, causando caspa ou problemas no couro cabeludo.
5.
Limpeza pouco frequente do couro cabeludo: Se você usar muito gel ou spray de cabelo e não lavar o cabelo com frequência suficiente, o couro cabeludo pode ficar propenso a caspa devido ao acúmulo de resíduos de produtos de modelagem.
Para prevenir a caspa causada por gel e laca, considere as seguintes dicas:
- Escolha produtos rotulados como “suave”, “suave” ou “couro cabeludo sensível” para minimizar a irritação do couro cabeludo.
- Evite usar produtos de modelagem com produtos químicos ou fragrâncias agressivas que possam irritar o couro cabeludo.
- Use produtos desenvolvidos para o seu tipo de cabelo e couro cabeludo. Por exemplo, se você tem couro cabeludo seco, evite secar produtos que contenham álcool.
- Lave o cabelo regularmente, especialmente se você usa muitos produtos de modelagem, para evitar acúmulo no couro cabeludo.
- Experimente um shampoo clareador suave uma vez por semana para remover resíduos do produto e excesso de oleosidade.
- Evite coçar o couro cabeludo, pois pode piorar a irritação e a caspa.
- Se o seu couro cabeludo já apresenta caspa, consulte um dermatologista para diagnóstico adequado e opções de tratamento.