casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Queda de cabelo

Tingir o cabelo durante a gravidez:o que saber

É seguro pintar o cabelo durante a gravidez?

A resposta curta é sim, geralmente é considerado seguro pintar o cabelo durante a gravidez. No entanto, há algumas coisas que você deve ter em mente.

Tintura de cabelo e gravidez

A tintura de cabelo é um produto químico que pode ser potencialmente absorvido pela pele e pela corrente sanguínea. Alguns estudos sugeriram que certos produtos químicos encontrados na tintura de cabelo podem estar ligados a defeitos congênitos, mas esses estudos foram inconclusivos.

A principal preocupação com a tintura de cabelo durante a gravidez é o potencial de causar reações alérgicas. Se você é alérgico a algum dos ingredientes da tintura de cabelo, isso pode causar erupção na pele, coceira ou inchaço no couro cabeludo. Em casos raros, pode até levar à anafilaxia, uma reação alérgica potencialmente fatal.

Precauções a serem tomadas

Se você está grávida e pensando em pintar o cabelo, existem alguns cuidados que você pode tomar para minimizar os riscos potenciais:

* Escolha uma tintura de cabelo formulada especificamente para mulheres grávidas. Esses corantes normalmente não contêm os produtos químicos mais prejudiciais.
* Leia a lista de ingredientes com atenção antes de usar qualquer tintura de cabelo para ter certeza de que não é alérgico a nenhum dos ingredientes.
* Faça um teste de adesivo na pele antes de aplicar a tintura de cabelo em toda a cabeça. Isto irá ajudá-lo a identificar possíveis reações alérgicas.
* Use luvas ao aplicar a tintura de cabelo e evite que entre em contato com a pele ou os olhos.
* Enxágue bem o cabelo após aplicar a tintura.
* Evite tingir o cabelo com muita frequência. Geralmente é recomendado esperar pelo menos 8 semanas entre as sessões de tintura de cabelo.

Quando evitar tingir o cabelo

Há certos momentos durante a gravidez em que é melhor evitar tingir o cabelo. Esses horários incluem:

* O primeiro trimestre:Este é o momento em que seu bebê está mais vulnerável a defeitos congênitos.
* Se você estiver enfrentando algum problema de saúde:Pintar o cabelo pode causar estresse adicional ao corpo, por isso é melhor evitá-lo se não estiver se sentindo bem.
* Se você tiver alguma dúvida:Se você tiver alguma dúvida sobre tingir o cabelo durante a gravidez, converse com seu médico.

Considerações Finais

Tingir o cabelo durante a gravidez geralmente é considerado seguro, mas há algumas coisas que você deve ter em mente para minimizar os riscos potenciais. Tomando esses cuidados, você poderá aproveitar sua nova cor de cabelo sem se preocupar em prejudicar seu bebê.