acordo com a Clínica Mayo , a queda de cabelo relacionada ao estresse mais comumente encontrado é chamado eflúvio telógeno , que é causada por estresse físico ou estresse emocional intenso . O stress mental também pode causar um outro tipo de perda de cabelo, conhecida como alopecia areata.
Fisiologia
Com eflúvio telógeno , cachos de cabelo crescer entrar em uma fase de descanso e queda fora alguns meses mais tarde . Com a alopecia areata, os folículos capilares de uma pessoa são atacados por suas próprias células brancas do sangue , impedindo o crescimento e levando-os a cair dentro de algumas semanas .
Efeitos
Inicialmente, a perda de cabelo relacionada ao estresse é geralmente limitada a pequenas manchas circulares na cabeça de uma pessoa. No entanto, em casos extremos , a Clínica Mayo avisa que ele pode se espalhar por todo o couro cabeludo. Ele pode até mesmo afetar os pêlos do corpo .
Tratamento
queda de cabelo relacionada ao estresse geralmente resolve-se por si próprio, como o cabelo vai crescer de volta quando a situação estressante acaba. Se isso não acontecer , você deve tratá-lo com técnicas de gerenciamento de estresse ou por uma visita a um médico ou conselheiro.
Prevenção
queda de cabelo relacionada ao estresse pode ser evitado por gerenciamento de estresse para que ele não chegar a um extremo. Isto pode ser feito através da utilização de técnicas de gestão de stress , como relaxamento, meditação , escrevendo em um diário, ou falar com um conselheiro.