casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios ginecológicos

Você pode ter uma DST sem ser sexualmente ativo?

Em geral, as infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) são transmitidas através do contato sexual, incluindo relações sexuais, sexo oral e sexo anal. No entanto, existem algumas exceções:

- Transmissão perinatal: Algumas DSTs, como o vírus herpes simplex (HSV), o citomegalovírus (CMV) e a sífilis, podem ser transmitidas de uma mãe infectada para o bebê durante a gravidez, o trabalho de parto ou o parto. Isso é chamado de transmissão perinatal.

- Transfusões de sangue: Em casos raros, doenças sexualmente transmissíveis como o VIH e a hepatite B podem ser transmitidas através de transfusões de sangue ou de produtos sanguíneos contaminados.

- Compartilhando agulhas: Compartilhar agulhas ou outros apetrechos para drogas com alguém infectado com uma DST também pode levar à transmissão.

- Compartilhar itens pessoais :Algumas DSTs, como caranguejos, podem ser transmitidas através do compartilhamento de itens pessoais, como toalhas ou roupas.

- Contato com superfícies infectadas :Raramente, doenças sexualmente transmissíveis como molusco contagioso e papilomavírus humano (HPV) podem ser transmitidas através do contato com superfícies infectadas, como maçanetas, bancadas ou equipamentos compartilhados.

É importante observar que o risco de adquirir uma DST sem contato sexual é geralmente baixo. No entanto, se você tiver dúvidas ou suspeitar que pode ter sido exposto a uma DST, é importante consultar um médico para fazer exames e tratamento.