casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios ginecológicos

O que significa um pequeno pólipo endometrial?

Os pólipos endometriais são pequenos crescimentos benignos de tecido que se estendem do revestimento do útero (o endométrio). Em geral, um pólipo endometrial não é motivo de preocupação. Muitas mulheres terão pólipos endometriais durante a vida, mas a maioria deles não causará quaisquer sintomas ou problemas e não se transformará em câncer.

É importante lembrar que qualquer tipo de crescimento no útero deve ser examinado por um profissional de saúde. Embora a maioria dos pólipos endometriais sejam inofensivos, ainda é possível que possam causar sintomas ou levar a complicações, como:

* Sangramento uterino anormal (menstruações mais intensas ou mais frequentes, sangramento entre as menstruações)
* Infertilidade (dificuldade em engravidar)
* Dor pélvica
* Aborto

Esses sintomas nem sempre são causados ​​por pólipos endometriais, mas é importante consultar seu médico para avaliação se você estiver enfrentando algum desses problemas.

Normalmente, os pólipos endometriais não requerem tratamento. Se um pólipo estiver causando sintomas ou se o seu médico estiver preocupado com a possibilidade de ele correr o risco de se tornar canceroso, ele poderá recomendar tratamento, como:

* Medicamentos (como terapia hormonal) para reduzir o tamanho do pólipo ou fazer com que ele se quebre e se desprenda
* Remoção cirúrgica (como histeroscopia) para remover o pólipo

O melhor curso de ação para você dependerá de suas circunstâncias e preferências individuais. Converse com seu médico sobre quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre os pólipos endometriais.