casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios ginecológicos

O que é uma ginecologia-oncologia obstétrica?

Obstetrícia e Ginecologia-Oncologia (Ob/Gin-Oncologia)

Obstetrícia e Ginecologia-Oncologia, muitas vezes abreviada como Ob/Gyn-Oncologia, é uma subespecialidade da medicina que se concentra no diagnóstico e tratamento de cânceres que afetam o sistema reprodutor feminino, incluindo útero, colo do útero, ovários, vagina e vulva.

Aqui está uma visão geral mais detalhada da Oncologia Ob / Ginecológica:

1. Escopo de prática:

Ob/Gyn-Oncologists são profissionais médicos especializados no tratamento de cânceres ginecológicos. Os cânceres ginecológicos abrangem:
- Câncer cervical
- Câncer uterino (câncer endometrial)
- Câncer de ovário
- Câncer vulvar
- Câncer vaginal

Esses especialistas também tratam doenças relacionadas, como condições pré-cancerosas, sangramento uterino anormal e dor pélvica.

2. Treinamento:

Para se tornar um obstetra/ginecologista, os indivíduos precisam preencher:
a) Faculdade de Medicina:Programa de quatro anos que proporciona conhecimentos fundamentais em ciências médicas e prática clínica.
b) Residência em Obstetrícia e Ginecologia:Programa de residência de quatro anos que se concentra em uma ampla gama de questões de saúde da mulher, incluindo gravidez, parto e cuidados ginecológicos.
c) Bolsa:Após a residência, os aspirantes a obstetras/ginecologistas passam por uma bolsa de três anos especificamente dedicada à oncologia ginecológica, aprendendo sobre o diagnóstico e tratamento de cânceres ginecológicos.

3. Diagnóstico:

Os obstetras/ginecologistas usam várias técnicas para diagnosticar cânceres ginecológicos, como:
- Exames pélvicos
- Estudos de imagem (por exemplo, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética)
- Biópsias
- Testes de Papanicolaou e testes de HPV
- Exames de sangue e marcadores tumorais

4. Tratamento:

As opções de tratamento em Obstetrícia/Gin-Oncologia incluem, mas não estão limitadas a, cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e terapias direcionadas. O plano de tratamento específico depende do tipo e estágio do câncer, bem como da saúde geral do paciente.

Cirurgia:As intervenções cirúrgicas podem envolver a remoção dos órgãos reprodutivos afetados, dos tecidos circundantes ou dos gânglios linfáticos próximos.

Radioterapia:Raios X de alta energia ou outras formas de radiação são usados ​​para matar células cancerígenas. A radiação pode ser administrada externamente ou internamente (braquiterapia).

Quimioterapia:Medicamentos são usados ​​para destruir células cancerígenas em todo o corpo.

Imunoterapia:Este tratamento utiliza o sistema imunológico do corpo para combater o câncer. Envolve estimular a resposta imunológica do paciente para reconhecer e atingir as células cancerígenas.

Terapia direcionada:Este tratamento utiliza medicamentos que visam e bloqueiam especificamente certas moléculas ou vias envolvidas no crescimento e sobrevivência das células cancerígenas.

5. Pesquisa:

Os obstetras/ginecologistas contribuem ativamente para a pesquisa na área de cânceres ginecológicos, com o objetivo de melhorar os métodos de rastreamento, desenvolver novos tratamentos, compreender a biologia do câncer e melhorar os resultados para os pacientes.

Os obstetras/ginecologistas desempenham um papel fundamental na saúde da mulher, diagnosticando e tratando cânceres ginecológicos, contribuindo para a pesquisa e prestando atendimento integral às mulheres com essas doenças complexas.