casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios ginecológicos
Mudando Vaginal O que saber
## Alteração do corrimento vaginal:o que você precisa saber
O corrimento vaginal é uma parte normal da saúde reprodutiva da mulher. Ajuda a manter a vagina limpa e úmida e também pode ajudar a proteger contra infecções. No entanto, às vezes o corrimento vaginal pode mudar de cor, consistência ou odor, o que pode ser um sinal de uma condição médica subjacente.
Aqui estão algumas das causas mais comuns de alteração do corrimento vaginal: *
Vaginose bacteriana (VB) é uma infecção comum da vagina causada por um crescimento excessivo de bactérias. A VB pode causar uma secreção fina, branca ou cinza com odor de peixe.
*
Infecção por fungos é outra infecção vaginal comum causada por um fungo. As infecções fúngicas podem causar uma secreção espessa, branca ou amarela que lembra queijo cottage. Eles também podem causar coceira e queimação.
*
Tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada por um parasita. A tricomoníase pode causar secreção amarelo-esverdeada espumosa ou borbulhante. Também pode causar coceira e queimação.
*
Menopausa é um processo natural que ocorre quando os ovários da mulher param de produzir estrogênio e progesterona. A menopausa pode causar diminuição do corrimento vaginal, bem como outros sintomas, como ondas de calor e suores noturnos.
*
Gravidez também pode causar alterações no corrimento vaginal. Durante a gravidez, o corrimento pode tornar-se mais espesso e mais branco ou turvo. Também pode ter um odor ligeiramente adocicado.
Se você sentir alguma alteração no corrimento vaginal, é importante consultar seu médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes. Seu médico pode realizar um exame pélvico e solicitar exames para determinar a causa da secreção.
Aqui estão algumas dicas para manter um corrimento vaginal saudável: * Pratique uma boa higiene lavando a vulva com água morna e sabão neutro todos os dias.
* Evite usar sabonetes agressivos, produtos de higiene feminina ou duchas, pois podem atrapalhar o equilíbrio natural das bactérias na vagina.
* Use roupas íntimas de algodão para permitir a circulação do ar e ajudar a manter a vagina seca.
* Troque de roupa íntima diariamente, principalmente se você suar muito.
* Evite usar tampões ou absorventes perfumados, pois podem irritar a vagina.
* Se você faz sexo, use camisinha para se proteger de DSTs.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar a manter o corrimento vaginal saudável e reduzir o risco de infecção.