Um cisto pode ser inofensivo ou perigoso , dependendo de que tipo é . Um cisto benigno não é perigoso, e é relativamente comum em mulheres . Algumas mulheres desenvolvem cistos que desaparecem ao longo de dois ou três períodos , enquanto outros experimentam cistos que podem crescer e causar dor no abdômen. O seu médico terá de tomar uma amostra do cisto para determinar se é maligno (câncer) ou inofensivo.
Que tipo de procedimento está envolvido ?
Dois procedimentos comuns para a remoção do cisto são usados atualmente . Uma delas é uma laparoscopia , o qual envolve o uso de um tubo longo e fino com uma câmara ligada a uma extremidade . O laparoscópio é capaz de visualizar a localização e tamanho do cisto exacta através de uma pequena incisão , normalmente feito por baixo do umbigo , o que permite ao cirurgião a removê-lo com o mínimo de danos possível tecido . A outra técnica envolve o que é chamado de cirurgia abdominal aberta, em que uma incisão maior é feita na parte inferior do abdômen , por toda a pele e camadas de tecidos musculares , para expor o ovário.
Quais são cistos ovarianos , afinal?
Seis tipos diferentes de cistos são freqüentemente encontrados nos ovários . Eles incluem cistos foliculares , que muitas vezes não desaparecem por si mesmos; cistos foliculares ocorrem quando sacos de ovos não quebram aberto para liberar o ovo. Há também o cisto corpo lúteo , que se forma quando o líquido se acumula no interior de um saco intacto . Um endometriomas é um cisto que ocorre frequentemente em mulheres que experimentam o crescimento do tecido do tipo uterino fora do útero. Cystadenomas são quistos ovarianos que se formam sobre a superfície externa do ovário , e cistos dermoides são aqueles que contêm os atributos de tipo pele - de tecidos , como o cabelo ou " dentes ". O último tipo de cisto no ovário é chamado de um dos ovários policísticos , que é causada por ovos que não vencem dentro de sacos de ovos , criando crescimento repetido dentro do cisto.