casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios ginecológicos

As razões para Vaginal sangramento pós menopausa

A maioria das mulheres entram na menopausa (o fim dos períodos menstruais ) , com a idade de 52. Antes de entrar a menopausa, a mulher pode estar em um estado de transição chamado de perimenopausa para até 10 anos. Durante a perimenopausa , os níveis hormonais começam a diminuir e os períodos tornam-se menos frequente ou regular, até que finalmente cessam. Uma mulher é considerada na pós-menopausa , quando ela não tem tido um período de um ano ou mais . Enquanto sangramento vaginal irregular , assemelhando-se a menstruação , é comum durante a perimenopausa , pode ser um sinal de um problema médico se ocorrer após a menopausa. Causas de sangramento vaginal

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas cita várias explicações possíveis para o sangramento vaginal irregular pós-menopausa . A causa mais comum de sangramento vaginal após a menopausa é a atrofia da mucosa uterina , chamada atrofia do endométrio. Outra causa possível é a terapia hormonal usado para tratar os sintomas associados à menopausa. Tumores ou pólipos benignos , chamados hiperplasia endometerial , também podem causar sangramento vaginal. Finalmente, sangramento vaginal após a menopausa pode ser um sinal de câncer de endométrio .
Terapia hormonal e Sangramento Vaginal

Muitas mulheres experimentam sintomas desagradáveis ​​associados com a queda nos hormônios que ocorre durante e após a menopausa . Como resultado destes sintomas , que incluem ondas de calor e irritabilidade , os médicos geralmente prescrevem um suplemento de estrogênio /progesterona. The Oxford Journal of Medicine sugere que esta terapia hormonal pode causar sangramento vaginal irregular em até metade dos pacientes que utilizam o tratamento . O sangramento irregular geralmente se resolve dentro de seis meses do início da terapia hormonal.
Câncer endometrial

Porque sangramento vaginal também pode ser um sintoma de câncer endometrial , recomenda-se que você discuta qualquer sangramento vaginal que ocorre pós-menopausa com seu médico. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas afirma que o câncer do endométrio é a causa de sangramento vaginal pós-menopausa em cerca de uma em cada oito mulheres . Se detectada precocemente, o câncer de endométrio tem uma elevada taxa de cura .
Diagnóstico

Diagnosticar o motivo do sangramento vaginal é essencial para tratá-la corretamente. Os médicos costumam começar por tomar uma história clínica e tentando identificar os fatores de risco para o câncer , incluindo uma história familiar ou pessoal de câncer e /ou períodos irregulares ou os presentes de pólipos benignos não tratados. Um médico também pode fazer uma biópsia endometrial raspando um pequeno pedaço de tecido uterino ou uma ultra-sonografia ( tirar uma foto das paredes pélvicas utilizando ondas sonoras ) .
Tratamento

o tratamento para a irregular vaginal pós menopausa sangramento depende da causa da hemorragia. Se a terapia hormonal está causando o sangramento, geralmente o tratamento não é aconselhado. Se o sangramento é causado por um afinamento do revestimento uterino , o estrogênio pode ser prescrito . Se o sangramento é causado por um espessamento do revestimento do útero , a progesterona pode ser prescrita . Os pólipos podem ser removidos cirurgicamente . Finalmente, para o câncer endometrial , você será encaminhado para um oncologista , que pode recomendar uma histerectomia ou a outro tratamento adequado .