Se uma mulher sofreu uma lesão no colo do útero, o médico terá de analisar de perto o colo do útero para avaliar o nível da lesão. Um exame pélvico , exame físico, colposcopia e exames complementares de sangue e secreção vaginal podem todos ser executados.
Um exame pélvico vai indicar se o colo do útero está inflamado e inchado. A colposcopia é um procedimento utilizado para ampliar e iluminar o colo do útero para que o médico pode obter uma visão close-up de todos os ferimentos que ocorreram para os tecidos do colo do útero . Os exames de sangue , exames de descarga vaginal e exames físicos pode indicar bactérias, fungos ou infecções virais que causaram a lesão cervical.
Tratamentos cirúrgicos
tratamentos cirúrgicos utilizados para ajudar a reparar o colo do útero incluem a criocirurgia , eletrocauterização , laser terapia e biópsia em cone . Estes tratamentos são usados para remover tecidos anormais que causam lesão cervical.
Criocirurgia congela e mata os tecidos anormais , eletrocautério destrói os tecidos através de eletricidade ( este procedimento também é usado se lesão cervical resultou em hemorragia incontrolável ) , terapia a laser utiliza a energia da luz para queimar o tecido danificado e biópsia cone remove cirurgicamente os tecidos. Todos estes tratamentos são geralmente realizadas sob anestesia geral .
Trauma cervical grave que provoca arrancamento de tecidos cervicais pode necessitar de sutura para reparar o colo do útero . Este procedimento pode ser realizado usando uma anestesia local ou geral , dependendo da extensão do dano.
Medicamentos
Quando a lesão cervical é causado por bactérias, fungos ou infecções virais , os medicamentos serão prescritos para o tratamento destas condições . Os medicamentos podem ser ou inserido na vagina ou feita por via oral . O tempo em que o medicamento deve ser utilizado depende , mas normalmente é entre 2 e 4 semanas.
Observar e esperar
lesão cervical Às vezes a luz não necessita de cirurgia ou medicamentos para curar , em vez disso , descansar e abster-se de relações sexuais são os únicos tratamentos recomendados . Nestes casos , os médicos podem optar por um plano de tratamento watch- and-wait em que o colo do útero é monitorado através de exames pélvicos e procedimentos de colposcopia .