A operação de ablação endometrial destrói uma porção fina da camada exterior do útero, que pode ter um impacto significativo sobre o fluxo menstrual . Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva , existem várias maneiras de realizar uma ablação endometrial , a radiofrequência mais comum ser, fluido quente , energia de microondas , congelamento e eletrocirurgia ( rollerball ) . O médico irá decidir qual método é mais adequado para cada paciente e alguns procedimentos podem ser executados mesmo no consultório do ginecologista.
As primeiras 24 horas
Newton- Wellesley Hospital informa que durante as primeiras 24 horas após a operação de ablação do endométrio mulheres podem se sentir um pouco grogue por causa da anestesia que é administrada. Por este motivo , é necessário ter um amigo ou membro da família levá-lo para casa do hospital ou centro cirúrgico. Para a maioria das mulheres , cólicas começará nas primeiras 24 horas de cirurgia e continuar por vários dias, mas o ibuprofeno pode ser usado para aliviar a dor . Uma secreção sanguinolenta que é aguado geralmente apresenta-se nas primeiras 24 horas e dura por várias semanas.
Duas a quatro semanas pós-ablação
maioria dos ginecologistas solicitar os seus pacientes a voltar para uma visita de acompanhamento nos primeiros 1-2 semanas após uma operação de ablação endometrial . Durante este tempo, Meriter Serviços de Saúde explica que é normal que as mulheres experimentam uma quantidade mais pesado do que o normal de sangramento como o tecido queimado do útero é expelida. Recomenda-se também que as mulheres não se envolver em relações sexuais ou o uso de tampões ou uma ducha durante este tempo devido a um aumento do risco de infecção. Além disso , o banho não é recomendado de decorridas quatro semanas de pós - ablação para reduzir o risco de infecção . Portanto, banhos e um banho na banheira de hidromassagem está fora de questão.
Meses seguintes uma ablação endometrial
Durante os meses que se seguiram uma ablação endometrial relata Boston Scientific que algumas mulheres ainda podem experimentar ciclos de sangramento intenso . No entanto , isso geralmente é apenas temporária. Na verdade, uma vez que o processo de cicatrização é longo períodos podem cessar por completo. Infelizmente, para algumas mulheres, uma operação de ablação endometrial não consegue controlar períodos pesados . Quando isso acontece , o ginecologista , muitas vezes, discutir as outras opções de tratamento que estão disponíveis para ajudar a resolver o problema. Também é importante notar que há sintomas a serem observados durante os meses que seguem a cirurgia de ablação que necessitam de assistência médica. Se a febre se desenvolve ou se a dor abdominal grave ou hemorragia ocorre um médico deve ser alertado assim que possível .
Complicações
Medicinenet.com explica que há algumas complicações associadas com a operação de ablação endometrial que pode ser um motivo de preocupação para as mulheres que os experimentam . Foi relatado danos ao colo do útero em algumas mulheres , bem como perfuração ou ruptura da parede uterina . Algumas mulheres também sofreram infecção , hemorragia interna e queimaduras para o útero e órgãos circundantes . O edema pulmonar também pode resultar se o excesso de fluidos do procedimento de ablação entra na corrente sanguínea .