O Instituto Nacional do Câncer ( NCI ) define um ultra-som transvaginal como "um procedimento usado para examinar a vagina, o útero , trompas, ovários e bexiga. " A hysterosonogram , de acordo com MedlinePlus , é uma ultra-sonografia pélvica especial usado para examinar descobertos "massas anormais claramente . "
Significado
A ultra-sonografia transvaginal tem duas finalidades. Ele pode ser usado para determinar as causas de quaisquer anomalias uterinas revelados durante o exame ginecológico normal de uma mulher. Além disso, se uma mulher está grávida , um ultra-som transvaginal é usado para monitorar o crescimento do feto.
Para se ter uma idéia do tamanho e quantidade de quaisquer massas descobertos , os médicos usam hysterosonograms para realizar uma mais exame uterina completa.
Características
Ambos os procedimentos usam ondas sonoras para examinar os órgãos reprodutivos da mulher . De acordo com o Hospital Brigham and recurso on-line de Mulheres, " as ondas sonoras batem os órgãos como um eco, " e essas ondas refletidas " são captados por um transdutor , que converte as ondas em um quadro elétrico dos órgãos. " No entanto, porque o hysterosonogram requer o uso de soro fisiológico para cumprir seu propósito , não é usado em mulheres grávidas.
Benefícios
A ultra-sonografia transvaginal pode revelar certas anomalias, tais como cistos ovarianos, tumores ovarianos , miomas , pólipos e qualquer infecção uterina. Ele também pode monitorar o batimento cardíaco do feto ou detectar eventuais defeitos de nascimento.
Uma imagem clara da quantidade e do tamanho das massas descobertos com um hysterosonogram pode ajudar os médicos sugerem opções de tratamento adequadas .
riscos
Não há riscos relatados com esses procedimentos.
Aliases
também um ultra-som transvaginal é referido como um ultra-som endovaginal . Hysterosonograms também são conhecidos pelos seguintes nomes: . Histerossonografia e infusão de soro ultra-sonografia (SIS)