casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | gota

O que acontece no pequeno intestino?

O intestino delgado é um órgão vital do sistema digestivo humano responsável pela digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos que ingerimos. Os vários processos realizados pelo intestino delgado incluem:

Digestão Mecânica:Contrações peristálticas, que são movimentos musculares involuntários, ocorrem em todo o intestino delgado, impulsionando o alimento parcialmente digerido para frente e criando uma ação de agitação. Essa ação mecânica decompõe ainda mais o alimento em partículas menores, aumentando a área de superfície onde as enzimas atuam.

Digestão Química:O intestino delgado é o principal local para a digestão química, onde várias enzimas decompõem carboidratos, proteínas e gorduras em moléculas menores que podem ser absorvidas pelo corpo.

1. Carboidratos:A amilase, uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas células que revestem o intestino delgado (enterócitos), decompõe carboidratos complexos como amidos em açúcares simples (por exemplo, glicose) que podem ser absorvidos.

2. Proteínas:As proteases, incluindo a tripsina e a quimotripsina do pâncreas, atuam nas proteínas, quebrando-as em fragmentos peptídicos menores. As aminopeptidases e dipeptidases, produzidas pelos enterócitos, hidrolisam ainda mais esses peptídeos em aminoácidos individuais.

3. Gorduras:A lipase pancreática atua em conjunto com os sais biliares produzidos pelo fígado para quebrar os triglicerídeos em ácidos graxos livres e glicerol. Os ácidos graxos podem então ser absorvidos pelo revestimento intestinal.

Absorção de nutrientes:As células epiteliais que revestem o intestino delgado possuem estruturas especializadas que auxiliam na absorção dos nutrientes digeridos.

Microvilosidades:As células epiteliais são cobertas por milhões de minúsculas projeções semelhantes a dedos, chamadas microvilosidades, aumentando a área de superfície disponível para absorção de nutrientes.

Enzimas da borda em escova:As microvilosidades contêm enzimas digestivas chamadas enzimas da borda em escova, incluindo lactase, sacarase e maltase, que decompõem açúcares complexos em açúcares simples que podem ser absorvidos pelos enterócitos.

Transporte Ativo e Passivo:Alguns nutrientes, como aminoácidos e monossacarídeos, são transportados ativamente contra um gradiente de concentração para a corrente sanguínea com a ajuda de proteínas transportadoras. Mecanismos de transporte passivo, como difusão e osmose, facilitam o movimento de outras substâncias como água, eletrólitos e lipídios através da barreira intestinal.

Mecanismos de Transporte Especializados:Existem vários mecanismos de transporte especializados para certos nutrientes. Por exemplo, a vitamina B12 está ligada ao factor intrínseco produzido pelo estômago, facilitando a sua absorção no intestino delgado. Os sais biliares também auxiliam na digestão e absorção de lipídios, formando micelas que ajudam a solubilizar e transportar gorduras.

Depois de serem absorvidos pelos enterócitos, os nutrientes são transportados pela corrente sanguínea para diferentes células e órgãos do corpo para utilização ou armazenamento. Qualquer material não digerido, juntamente com água e muco, passa para o intestino grosso para processamento posterior e eventual eliminação.