purinas têm uma estrutura molecular contendo um anel de seis membros ligado a um anel de cinco membros , os quais contêm átomos de azoto . A estrutura molecular de pirimidinas é mais simples , contendo apenas um único anel , de seis membros .
Purina Função
Várias formas de purinas são comuns na natureza . Representando cerca de metade do seu código genético , as moléculas de purina estão contidas dentro de adenina e guanina , dois compostos conhecidos como bases de nucleotídeos . Comumente abreviado "A" e "G ", estes dois nucleotídeos são os blocos de construção de DNA e são fundamentais para o processo de armazenamento de informação e replicação. Outros exemplos de purinas incluem o ácido úrico e cafeína. Função
pirimidina
A outra metade do seu código genético é dito com pirimidinas . Citosina e timina , também conhecido como " C " e " T" são pirimidinas dentro da sua sequência de ADN . Outra pirimidina abundantes na natureza são conhecidos como uracilo . Esta molécula está presente apenas dentro de um ácido nucleico específico , conhecido como RNA . Quando combinados em seqüência com A, G e C, uracila é um bloco de construção de moléculas de RNA , que são críticos para a função das células e replicação.
Usos em Metabolismo e Neurotransmission
Purines realizar várias funções importantes para o metabolismo celular . Vital para a produção e armazenagem de energia no interior da célula , purinas estão contidos dentro da estrutura de moléculas de bioquímica , tais como ATP , GTP , AMPc , NADH , e a coenzima A. As purinas também funcionar como neurotransmissores químicos; adenosina , por exemplo , pode transmitir informações para as células ligando-se a receptores na superfície da membrana .
papel na doença
purinas têm sido associados a gota , uma condição comum extremamente dolorosa . Este tipo de artrite ocorre quando os níveis de ácido úrico no sangue elevados desenvolver . Este purina comumente ocorrem então se acumula dentro da articulação , levando a grave inchaço , inflamação e dor.